A rosa é uma das flores mais conhecidas e favoritas do mundo. Existem 100 espécies diferentes de rosas. A maioria deles é nativa da Ásia, enquanto outros são originários da Europa, América do Norte e África. É uma flor carregada de história, mitologia e significados.
Na mitologia grega, as rosas originadas de Adônis, a divindade das plantas e do renascimento. Adonis nasceu de uma união enganosa entre o rei Theias e sua filha Myrrha. Quando o rei Theias percebeu que sua filha o havia enganado, ele a perseguiu com sua espada. Para proteger Myrrha, Afrodite a transformou em uma árvore.
O rei Theias atirou na árvore com uma flecha, partindo-a ao meio. Foi dessa árvore que Adônis nasceu. Afrodite se apegou a Adônis e o criou como um filho. Conforme Adonis crescia, ele se tornou um caçador ávido. Um dia, enquanto ele estava caçando, Adônis encontrou Ares, um dos ex-amantes de Afrodite, que estava disfarçado de javali. Ares atacou Adônis e quando Afrodite ouviu seus gritos, ela correu para a floresta e o encontrou morrendo. O sangue que escorreu de suas feridas atingiu o chão e se transformou em rosas.
Em outra versão da história, as rosas vermelhas surgiram quando Afrodite estava correndo para o lado de Adônis, cortou os pés nos espinhos das flores e os tingiu de vermelho.
As rosas são mais comumente associadas ao amor e romance.
Rosas também podem significar sigilo ou confidencialidade. O termo “sub rosa”, que significa sob a rosa, vem desde os tempos antigos. Os romanos penduravam rosas no teto dos salões de banquetes, e ficava claro que tudo o que fosse dito sob a influência do vinho deveria permanecer confidencial.
Na Idade Média, as rosas também eram penduradas no teto das salas de reuniões. Ficou claro que todos sob as rosas juravam segredo.
As rosas também são usadas em quatro cartas de tarô. O Louco, o Mágico, a carta de Força e a carta de Morte. No Louco, a rosa branca simboliza a pureza e é um lembrete para limpar a mente. Na carta do Mago, significa sabedoria revelada. No cartão Força, a rosa representa o equilíbrio. E na carta da Morte, é um lembrete de pureza, clareza e transparência de intenção.
Simbolismo e cores da rosa
O simbolismo de uma rosa varia de acordo com a cor da rosa e quantas rosas são dadas.
Uma rosa simboliza amor à primeira vista.
Duas rosas simbolizam o amor profundo e compartilhado.
Três rosas dizem “eu te amo”.
Seis rosas dizem “Eu quero ser sua”.
Sete rosas dizem “Estou apaixonado por você”.
Nove rosas simbolizam o amor eterno.
Dez rosas dizem “Você é perfeito”.
Significado Cultural da Rosa As rosas são a flor nacional da Inglaterra. No século XV, eles representavam duas famílias importantes - os Lancasters e os Yorks. A Guerra das Rosas ocorreu na Inglaterra entre 1455 e 1487 quando a casa de Lancaster, representada por uma rosa vermelha, e a casa de York, representada por uma rosa branca, competiram entre si para governar a Inglaterra. A rosa também inspirou um dos maiores escritores da Inglaterra, William Shakespeare. Sua peça, Romeu e Julieta , contém uma das citações mais populares sobre rosas. Na peça, Juliet diz: “Uma rosa com qualquer outro nome teria o mesmo cheiro doce”. Ela está lembrando a Romeu que mesmo que eles venham de casas rivais, isso não deveria importar porque seu amor é real. Fonte: ftd.com
Comments